O que é um cristão? (Mike McKinley)

Para saber se você é um cristão, você deve conhecer a si mesmo e conhecer o que a Bíblia afirma que é um cristão.

O que é um cristão pode parecer uma pergunta simples, mas pense quanto Jesus investiu respondendo isso. Quantas pessoas vieram a Cristo querendo a aprovação dele e quantas vezes Jesus responde o que significa ser um discípulo dele, o que significa ser um cristão. Veja Lucas 14.

Jesus sabia que as pessoas confundiam o que significa ser seu discípulo. Mas não só Jesus, mas os apóstolos também (veja 1 João 3.5-9 – veja quão sério o apóstolo João é nesses versículos).

4 Perguntas sobre “O que é um cristão?”:

Por que está pergunta é importante?

1)      A sua salvação depende da resposta para essa pergunta (Mateus 25.31-33, 41).

2)      É possível que você esteja errado em sua resposta (Mateus 7. 21-23). Você pode ter feito uma oração aceitando Jesus e não ter confiado nele de verdade. No último dia, haverá pessoas que acham que estão bem com Deus, mas que irão para o inferno.

O que é um cristão?

Significa um seguidor de Cristo. A primeira vez que aparece é em Atos 11, provavelmente com conotações pejorativas, mas que

Um cristão é alguém que recebeu o novo nascimento como um dom gratuito de Deus. Poderíamos pensar em várias outras categorias, como adoção (o cristão é um filho de Deus) ou justificação (um cristão é alguém justificado pela fé), mas hoje vamos pensar em termos de regeneração e novo nascimento. Vejamos João 3.1-15

Jesus diz que Nicodemus precisava começar tudo de novo, um novo nascimento. Nicodemus ficou incomodado com a resposta de Jesus e começou a fazer perguntas.

O cristão recebeu uma nova vida espiritual da parte de Deus.

O que acontece quando você nasce de novo?

O que vemos nas Escrituras é que quando Deus faz o maravilhoso trabalho de regeneração em uma pessoa morta espiritualmente, isso sempre produz resultados (Atos 16.14-18).

O Espírito de Deus não nos vivifica e depois nos deixa, mas cria em nós uma nova fé, novos desejos. O Espírito de deus em nós causa transformação em nossas vidas: nos leva a rejeitar o pecado, arrepender-nos e confiar em Cristo. Tornar-se cristão é uma mudança completa. Não é trocar de time, trocar de perfume. É uma mudança espiritual completa. Se você nasceu de novo, você é uma criatura completamente nova.

Isso não significa que você se torna imediatamente perfeito. A Bíblia é bem realista nesse assunto e deixa claro que a regeneração não tira todo o pecado remanescente do novo coração.

Mas significa que quem nasceu de novo irá começar a viver de forma diferente; começará a produzir os frutos do Espírito: Gálatas 5.22-24.

Como você pode dizer que nasceu de novo?

O novo nascimento não é sempre algo externamente espetacular. Não é sempre a experiência de Paulo na estrada para Damasco. Às vezes, pode ser difícil dizer se aconteceu, mas isso não significa que você não consegue saber se nasceu de novo. Apesar do novo nascimento ser algo invisível, ele se mostra através dos frutos que começam a brotar. Não é se você diz que produz frutos, mas se você dá frutos.

Analise a sua vida. Você vive uma vida dupla, na igreja é cristão e fora é pagão? Você acha que é cristão por ter levantado a mão e aceitado Jesus no coração, mas nunca produziu frutos? Você realmente nasceu de novo? Se você suspeita que não é um cristão de verdade, não desperdice mais um dia sequer: arrependa-se dos seus pecados e confie na salvação de Cristo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s